Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Grande apreensão de tabaco

7 milhões de cigarros de contrabando
tabaco apreendido


No passado dia 29.09.2014, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da sua Direcção de Serviços Antifraude Aduaneira, numa operação conjunta com a Guarda Nacional Republicana (GNR) / Unidade de Acção Fiscal, apreendeu cerca de 7 milhões de cigarros da marca MANCHESTER, com valor de mercado estimado de €1.575.000,00, e que se encontravam dissimulados num contentor com rolos de fio de polyester.

O contentor embarcou, em 24.08.2014, no Porto de Port Klang, Malásia, tendo chegado ao Porto de Lisboa no passado dia 24.09.2014, após transbordo em Roterdão, Holanda. As autoridades aduaneiras classificaram a remessa como de risco elevado tendo em conta critérios de análise de risco, pelo que, para o respectivo controlo, foi desencadeada uma operação especial com elementos da AT e da UAF/GNR tendo culminado a mesma na apreensão de 1432 caixas de tabaco num armazém situado no concelho de Vieira do Minho. Foram ainda detidos 3 indivíduos, com idades compreendidas entre os 31 e os 53 anos.

Esta apreensão, representa um duro golpe no contrabando em Portugal e insere-se no esforço demonstrado nos últimos anos da luta contra a fraude aduaneira e fiscal, uma vez que com esta apreensão evitou-se a evasão de pagamento ao Estado de cerca de 1 milhão e 300 mil Euros em impostos e demais imposições fiscais e aduaneiras.

tabaco apreendido

tabaco apreendido