Direitos de propriedade intelectual

Apreensões de mercadorias contrafeitas realizadas no ano 2019 na U.E.
Apreensões de mercadorias contrafeitas realizadas no ano 2019 na U.E.
No âmbito das sua​s competências e a fim de garantir o cumprimento da legislaç​ão sobre os direitos de propriedade intelectual, as autoridades aduaneiras da União Europeia intervêm na apreensão ou retenção de mercadorias suspeitas de contrafação/pirataria. 

A Comissão Europeia, na continuação do que tem vindo a ser prática em anos anteriores, publicou em dezembro último o rela​tório anual da aplicação da legislação aduaneira sobre  a defesa dos direitos de propriedade intelectual  (DPI) - Resultados nas fronteiras da UE em 2019. 

Estas estatísticas anuais fornecem informações úteis para a análise das violações dos DPI na EU, e, para o desenvolvimento e implementação de medidas adequadas pelas autoridades aduaneiras.  

Do presente relatório ressalta que as Alfândegas dos 28 Estados Membros, durante o ano 2019, procederam à suspensão de 90.000 remessas de mercadorias por suspeita de violação de direitos de propriedade intelectual, tendo sido no total apreendidos mais de  41 milhões de artigos contrafeitos, cujo valor ascendeu a mais de €760 milhões de euros, representando um acréscimo de 20 milhões de euros face ao valor de 2018 e mais de 30% de remessas detidas no mesmo período. 

O maior número de quantidades de artigos retidos foram palitos de fósforos (22,9%), seguido de cigarros (21,3%), materiais de embalagens (13,6%), brinquedos (9,6%) e vestuário (3,9%). 

O tráfego postal foi responsável por cerca de 85% das intervenções aduaneiras. 

A China continua a ser o principal país de origem das mercadorias contrafeitas/pirata (33% em quantidades e 56,1% em valor), seguida por Paquistão, devido a grandes quantidades de palitos de fósforos apreendidos, e Moldávia (embalagens para produtos de tabaco). Com a Turquia e Hong Kong, formam os cinco países de proveniência com maior quantidades de produtos contrafeitos apreendidos pelas Alfândegas da União Europeia (top 5). 

Apesar do decréscimo do número de casos, a Autoridade Tributária e Aduaneira aumentou em 26% o número de artigos apreendidos relativamente a 2018, contribuindo para o incremento dos resultados das apreensões de mercadorias contrafeitas pelas Alfândegas na fronteira externa da União Europeia.​