Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Direitos de propriedade intelectual

Apreensões de mercadorias contrafeitas realizadas no ano 2019 na U.E.
Apreensões de mercadorias contrafeitas realizadas no ano 2019 na U.E.
No âmbito das sua​s competências e a fim de garantir o cumprimento da legislaç​ão sobre os direitos de propriedade intelectual, as autoridades aduaneiras da União Europeia intervêm na apreensão ou retenção de mercadorias suspeitas de contrafação/pirataria. 

A Comissão Europeia, na continuação do que tem vindo a ser prática em anos anteriores, publicou em dezembro último o rela​tório anual da aplicação da legislação aduaneira sobre  a defesa dos direitos de propriedade intelectual  (DPI) - Resultados nas fronteiras da UE em 2019. 

Estas estatísticas anuais fornecem informações úteis para a análise das violações dos DPI na EU, e, para o desenvolvimento e implementação de medidas adequadas pelas autoridades aduaneiras.  

Do presente relatório ressalta que as Alfândegas dos 28 Estados Membros, durante o ano 2019, procederam à suspensão de 90.000 remessas de mercadorias por suspeita de violação de direitos de propriedade intelectual, tendo sido no total apreendidos mais de  41 milhões de artigos contrafeitos, cujo valor ascendeu a mais de €760 milhões de euros, representando um acréscimo de 20 milhões de euros face ao valor de 2018 e mais de 30% de remessas detidas no mesmo período. 

O maior número de quantidades de artigos retidos foram palitos de fósforos (22,9%), seguido de cigarros (21,3%), materiais de embalagens (13,6%), brinquedos (9,6%) e vestuário (3,9%). 

O tráfego postal foi responsável por cerca de 85% das intervenções aduaneiras. 

A China continua a ser o principal país de origem das mercadorias contrafeitas/pirata (33% em quantidades e 56,1% em valor), seguida por Paquistão, devido a grandes quantidades de palitos de fósforos apreendidos, e Moldávia (embalagens para produtos de tabaco). Com a Turquia e Hong Kong, formam os cinco países de proveniência com maior quantidades de produtos contrafeitos apreendidos pelas Alfândegas da União Europeia (top 5). 

Apesar do decréscimo do número de casos, a Autoridade Tributária e Aduaneira aumentou em 26% o número de artigos apreendidos relativamente a 2018, contribuindo para o incremento dos resultados das apreensões de mercadorias contrafeitas pelas Alfândegas na fronteira externa da União Europeia.​