Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Apreensões de cocaína, haxixe e khat

Apreensões efetuadas através da Alfândega do Aeroporto Humberto Delgado
Apreensões de cocaína, haxixe e khat
​​No âmbito das suas competências de controlo da fronteira externa da União Europeia, a Autoridade Tributária e Aduaneira, através da Alfândega do Aeroporto Humberto Delgado, procedeu a várias apreensões de produtos estupefacientes.

Para tanto os serviços aduaneiros recorrem à gestão do risco para levar a cabo controlos eficazes e eficientes e utilizar os recursos de forma eficiente, protegendo desta forma os cidadãos da UE.

Assim, na carga aérea foi realizada uma apreensão de 44 Kg de cocaína que se encontravam numa caixa com no meio de outras caixas com malas de senhora, proveniente do Brasil.
Outra ação de controlo

Outra ação de controlo levou a que fossem apreendidos 13 Kg de haxixe, que 
estavam a ser remetidos para o Reino Unido e dissimulados no interior de uma coluna de som, conforme se pode ver na fotografia do raio x, efetuada no momento do controlo.

Do mesmo modo foi realizada uma apreensão de 74 Kg de KHAT, dissimulado em 5 caixas de cartão, declarados na carta de porte como “anti fungal herbal foot soak , procedente de Israel com destino ao Canadá. 

apreensão de 74 Kg de KHAT
​A deteção do tráfico ilícito de drogas foi levada a cabo pelos funcionários aduaneiros, através de técnicas de inspeção e controlo desenvolvidas pela AT, no sentido de reforçar as capacidades para cumprir a sua missão, no que respeita ao combate à prática de atos ilícitos, à proteção da sociedade e da saúde pública. 

De acordo com a legislação em vigor, o estupefaciente apreendido pela AT foi entregue à Polícia Judiciária na sua qualidade de órgão de polícia competente para a investigação criminal do tráfico de estupefacientes.


Autoridade Tributária e Aduaneira, 21 de dezembro de 2021


​​