Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Apreensão de tabaco

No passado dia 03.08.2022, a Autoridade Tributária e Aduaneira, através da sua Delegação Aduaneira de Sines, apreendeu 4.872.000 cigarros que se encontravam sofisticadamente dissimulados num contentor com mercadoria originária de Singapura e que foi descarregado no Porto de Sines, no final do passado mês de julho.

Esta operação foi selecionada como resultado da análise dos dados declarados aos quais foram aplicados métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas e implementadas pela AT, na luta contra a fraude, a evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos.  ​

Tendo sido o contentor sujeito a controlo não intrusivo, concluiu-se pela elevada probabilidade de desconformidade entre a mercadoria declarada, “construções metálicas”, e a mercadoria efetivamente acondicionada no contentor. Face a estes indícios de tentativa de fraude de introdução de mercadoria na União, de forma ilícita, foi realizado controlo físico da carga, tendo-se constatado que se tratava de tabaco, dissimulado em oito paletes, as quais aparentemente continham perfis de metal e onde foram ocultados pacotes contendo quase 5 milhões de cigarros, da marca “Englishman”.

A mercadoria foi de imediato apreendida tendo sido instaurado o competente procedimento criminal.

Esta intervenção salvaguardou os interesses financeiros da União Europeia e de Portugal, bem como a preservação da saúde pública. Caso os cigarros tivessem sido introduzidos irregularmente no consumo, para além dos elevados riscos para a saúde pública, provocariam uma evasão de cerca de 1 milhão de Euros, dos quais cerca de 900.000 € respeitam a IST (Imposto sobre o Tabaco) e IVA.


 

Autoridade Tributária e Aduaneira, 4 de agosto de 2022

Ver PDF (1 Página)