Page Content
Recentemente, no âmbito da defesa da fronteira externa, mais especificamente no controlo aduaneiro de passageiros e suas bagagens, a Autoridade Tributária e Aduaneira, através da Delegação Aduaneira do Aeroporto Humberto Delgado, levou a efeito duas apreensões respetivamente de 37.400 cigarros da marca RONSON e mais 35.580 cigarros da marca MARLBORO, que se encontravam dissimulados dentro de diversas malas de porão, transportadas por dois passageiros, um de nacionalidade guineense e outro senegalês que chegaram a Lisboa provenientes da Guiné Bissau e da Guiné Conakry.
Estas operações de revisão de bagagem, foram selecionadas recorrendo a métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas e implementadas pela AT, na luta contra a fraude, a evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos. stas operações de revisão de bagagem, foram selecionadas recorrendo a métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas e implementadas pela AT, na luta contra a fraude, a evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos.
A ações em causa não só permitiram evitar a perda de milhares de euros, a título de direitos aduaneiros, IVA e imposto sobre o tabaco, como também se enquadram no combate à fraude pela defesa da saúde pública e da economia da União Europeia.
Nos termos da legislação em vigor, os cigarros foram apreendidos e serão sujeitos a inutilização, sob controlo aduaneiro.
Autoridade Tributária e Aduaneira, 13 de outubro de 2021