Impedida a entrada em Portugal de mais de 53.000 unidades de medicamentos não autorizados
Page Content
A Europol alerta os consumidores para os riscos associados à compra online de medicamentos falsos. Foram retirados dos mercados medicamentos falsos no valor de 2,4 milhões de euros.
A Europol coordenou a quinta edição da Operação SHIELD em que as autoridades policiais, judiciais, aduaneiras, médicas e antidopagem de 30 países em 3 continentes uniram forças para participar no esforço global que visa o tráfico de medicamentos falsificados e mal utilizados e de substâncias dopantes ilícitas.
Como resultado das ações realizadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira, que integrou a Operação "SHIELD V", em representação de Portugal, e no âmbito da operação, foram realizados vários controlos na Via Postal e Encomendas Expresso, foi impedida a entrada em Portugal de mais de 53.000 unidades de medicamentos não autorizados, com especial destaque para os medicamentos para a disfunção eréctil, mas incluindo várias outras categorias de medicamentos, como analgésicos, anabolizantes e também semaglutido - medicamentos destinados ao controlo de diabetes mas usados igualmente para a redução de peso, cujas fotos se divulgam.
As redes sociais e os mercados online, tanto na superfície como na "dark web", continuam a ser fundamentais para o comércio de produtos farmacêuticos falsificados. Estas plataformas proporcionam vários graus de anonimato e dirigem-se a grandes públicos, o que torna difícil identificar os criminosos envolvidos.
Os consumidores são alertados para terem cuidado para não financiar o crime organizado nem se prejudicarem a si próprios ao comprar medicamentos falsificados.
Autoridade Tributária e Aduaneira, 30 de janeiro de 2025