O Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) com a cooperação das autoridades aduaneiras da EU, organizou a Operação EUROLYMPIX para combater o aumento do número de produtos de contrafação ligados ao Campeonato Europeu de Futebol da UEFA 2024, na Alemanha, e aos Jogos Olímpicos de Paris, este verão.
A operação transfronteiriça fez
apreensões, de vestuário e calçado de desporto, brinquedos e equipamento desportivo, estando a operação em curso em toda a Europa. Os resultados preliminares indicam que foram
apreendidos cerca de 613.000 artigos.
Os grandes eventos desportivos, pela dimensão e publico que atingem, colocam desafios económicos e de segurança. Enquanto as duas competições decorrem, a procura de produtos oficiais, como vestuário, acessórios, eletrónica, presentes e lembranças aumenta de modo expressivo.
A Autoridade Tributária e Aduaneira integrou a operação "EUROLYMPIX" tendo retido, em resultado dos controlos efetuados nas vias aérea e marítima,
mercadoria contrafeita num total de 2538 itens. As mercadorias retidas foram, na sua maioria, calçado e também camisolas e equipamento desportivo.
O combate ao comércio de produtos contrafeitos, constitui uma missão da Autoridade Tributária e Aduaneira, no exercício do controlo da fronteira externa da União Europeia e do território aduaneiro nacional, para fins fiscais, económicos e de proteção da sociedade.
A operação foi igualmente bem-sucedida graças à mobilização das autoridades aduaneiras dos Estados-Membros para controlar o fluxo de mercadorias nas fronteiras externas da UE, a fim de impedir a entrada de produtos de contrafação no mercado interno muito antes destes eventos desportivos.
Mais informações relativas a esta operação, estão disponíveis
no site do OLAF
Ver comunicado completo