Page Content
No âmbito da sua missão de controlo e fiscalização da Fronteira Externa da União Europeia, foi realizada uma significativa apreensão de cocaína proveniente da República Dominicana, transportada em oito malas contendo a substância estupefaciente sob a forma de blocos.
A operação reveste-se de particular relevância pela dimensão da quantidade apreendida e pelas circunstâncias em que foi detetada. Os cerca de 260 quilogramas de cocaína encontravam-se dissimulados em bagagem de passageiros transportada por via aérea, uma modalidade de tráfico que exige elevados níveis de vigilância, capacidade de análise de risco e intervenção operacional especializada.
Esta apreensão constitui um resultado de elevada importância no combate ao tráfico internacional de estupefacientes, evidenciando a eficácia dos mecanismos de controlo aduaneiro implementados no principal ponto de entrada aérea do país e demonstrando a capacidade da Autoridade Tributária e Aduaneira para detetar e intercetar carregamentos destinados a introduzir droga no país ou em território europeu, enquanto primeira linha de defesa contra as redes criminosas transnacionais que utilizam as ligações aéreas internacionais para o tráfico de droga.
A quantidade apreendida assume uma dimensão particularmente expressiva no contexto aeroportuário, reforçando a importância do trabalho desenvolvido diariamente pelos serviços aduaneiros na proteção da sociedade e da segurança coletiva.
Ver Comunicado em PDF (1 Página)
Autoridade Tributária e Aduaneira, 23 de setembro de 2026