Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Comunicado

Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), apreende 350 quilos de cocaína no porto de Setúbal.

​No dia de hoje, 14 de fevereiro de 2019, a Autoridade Tributária e Aduaneira, através da Alfândega de Setúbal, apreendeu mais de 350 quilos de cocaína, contidos em 10 sacos de desporto, escondidos entre a carga legítima de um contentor.

O contentor, que transportava bananas procedentes da Colômbia, terá sido usado como hospedeiro, para transporte daquela carga ilegal, a qual aguardaria o momento certo para ser retirada do contentor e ser introduzida ilegalmente na União Europeia.

Esta apreensão de droga, efetuada com base em critérios específicos de análise de risco, postos em prática pelo Núcleo de Informações e Fiscalização daquela alfândega, resulta da regular atuação da AT de monitorização e controlo da fronteira externa da União.

A metodologia de fraude detetada tem vindo a ser utilizada pelos traficantes, em outros portos internacionais e pelas suas caraterísticas próprias, revela-se de difícil deteção, por ser especialmente concebida para evadir as habituais técnicas de análise e avaliação do risco utilizadas pelas autoridades aduaneiras.

O estupefaciente apreendido no valor de mercado de 13 milhões de euros, foi entregue à Policia Judiciária, autoridade competente para a investigação, nos termos da legislação em vigor.