Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Proof of Union Status (PoUS)

Sistema eletrónico para tramitação dos documentos da prova do estatuto aduaneiro das mercadorias da União.

O PoUS (Proof of Union Status), sistema que assegura o tratamento dos documentos respeitantes à de prova do estatuto aduaneira das mercadorias UE está em produção desde o dia 1 de março.

O PoUS é um sistema transeuropeu (TES) que assegura a troca administrativa e normalizada de informações entre os operadores económicos e as autoridades aduaneiras, e entre as autoridades aduaneiras envolvidas nos procedimentos aduaneiros de estabelecimento da prova do estatuto das mercadorias da União.
 

Nesta 1.ª fase de desenvolvimento do projeto, o sistema apenas irá tratar os documentos T2L e T2LF.

Informação mais pormenorizada sobre a utilização deste sistema encontra-se na página dedicada ao PoUS, no sítio da Internet da AT, com a designação “PoUS - Sistema de prova do estatuto aduaneiro das mercadorias da União no âmbito do CAU”.

Considerando que o acesso ao sistema por parte dos operadores está sujeito a credenciação prévia através do sistema UUM&DS, a utilização do PoUS torna-se obrigatória a partir de 1 de abril.

Quaisquer questões relacionadas com a submissão de provas do estatuto das mercadorias da União devem ser colocadas à DSRA através do e-Balcão na opção: Tipo – Decl. Aduaneiras / Tipo de Questão – Trânsito / Questão – STADA-Trânsito.

Autoridade Tributária e Aduaneira, 15 de março de 2024