Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Operação BELENOS

Comunicado do Organismo Europeu de Luta Ani-Fraude (OLAF), de 16/11/2023

​A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) participou ativamente na Operação “BELENOS", que se desenrolou entre os dias 28 de Novembro e 11 de Dezembro de 2022 , cooperando com as demais autoridades aduaneiras internacionais. Deixa-se resumo do comunicado do OLAF de 16 de Novembro o qual tem o seguinte titulo:

BELENOS: 18 milhões de euros de movimentos ilícitos em numerário descobertos em toda a Europa em duas semanas

“Uma grande operação aduaneira liderada pelo OLAF permitiu detetar movimentos ilícitos de 18 milhões de euros em numerário potencialmente ligados ao branqueamento de capitais, a atividades criminosas transnacionais e ao financiamento do terrorismo. A operação BELENOS, foi levada a cabo em 25 Estados-Membros da UE.

Esta operação resultou na deteção de cerca de 400 casos de fluxos ilícitos de dinheiro líquido acompanhado e não acompanhado, principalmente no tráfego aéreo (77,6%), no transporte rodoviário (18%), no transporte marítimo (3%) e nas remessas postais (0,6%). Em especial, as autoridades aduaneiras descobriram pelo menos 64 casos de potenciais ligações com o branqueamento de capitais no valor de cerca de 3 milhões de euros e 20 casos de potenciais ligações com sanções contra a Rússia pela sua agressão contra a Ucrânia no valor de cerca de 180 000 euros.

Além disso, 34 casos de montantes inferiores a 10 000 euros eram suspeitos de estarem relacionados com atividades criminosas. No total, encontram-se envolvidas quase 420 pessoas singulares.

Foram, ainda, detetadas pelas autoridades aduaneiras 6,5 quilogramas de ecstasy, 4 quilogramas de metanfetaminas e 25 500 euros de dinheiro falso."

Para obter mais informações, pode consultar o Comunicado do OLAF. Pode também aceder à versão em PDF (3 Páginas).