No âmbito da operação Opson XIII a Autoridade Tributária e Aduaneira apreendeu cerca de 7 toneladas de produtos alimentares de um total de cerca de 22000 toneladas de produtos alimentares apreendidos.
Page Content
A Europol, o OLAF, a DG SANTE, a DG AGRI, 28 países de toda a Europa, bem como produtores de alimentos e bebidas do sector privado, associaram-se na edição de 2024 da Operação OPSON.
Esta operação, agora na sua décima terceira edição, visa a contrafação, bem como os alimentos e bebidas de qualidade inferior. As autoridades policiais, as alfândegas e as agências reguladoras do sector alimentar apreenderam cerca de 22 000 toneladas de alimentos e cerca de 850 000 litros de bebidas (sobretudo alcoólicas).
Em Portugal, a Autoridade Tributária e Aduaneira integrou a Operação "OPSON XIII, durante a qual realizou cerca de duas centenas de controlos, em resultado dos quais foi impedida a entrada de aproximadamente sete toneladas de produtos alimentares contendo ingredientes proibidos e por rotulagem enganosa com falsos valores dos ingredientes presentes.
O objetivo da operação OPSON é proteger a saúde e a segurança públicas e, em última análise, desmantelar as redes de criminalidade organizada envolvidas.
Mais informações sobre os resultados alcançados podem ler-se no Comunicado de Imprensa emitido pela EUROPOL..
Autoridade Tributária e Aduaneira, 25 de outubro de 2024
Ver comunicado completo em PDF (1 Página)