Page Content
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através dos seus serviços aduaneiros em Sines, procedeu, no passado dia 27 de dezembro, à apreensão de cerca de 415 Kg de cocaína, acondicionada em 355 placas, as quais vinham dissimuladas no chão de um contentor de 40 pés.
O contentor, que transportava bananas procedentes da Equador, terá sido usado como hospedeiro, para transporte daquela carga ilegal, a qual aguardaria o momento certo para ser retirada do contentor e ser introduzida ilegalmente na União Europeia (UE).
A seleção do contentor foi efetuada com base em critérios específicos de análise de risco, postos em prática pela AT e os quais fazem parte da regular atuação da AT no âmbito da monitorização e controlo da fronteira externa da UE.
Efetuado um primeiro controlo com recurso a meios de verificação não intrusivos, foi possível confirmar o risco e detetar a forma de dissimulação.
O estupefaciente apreendido no valor de mercado de 25 milhões de euros, foi entregue à autoridade que nos termos da legislação em vigor é competente na matéria, a Polícia Judiciária.
Autoridade Tributária e Aduaneira, 4 de fevereiro de 2020