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Programa PICATFin entre Portugal e Moçambique

Acção de Formação sobre Gestão e Análise de Risco.
Programa PICATFin entre Portugal e Moçambique



Decorreu em Moçambique, na Matola, perto da cidade de Maputo, no Instituto de Finanças Públicas e Formação Tributária, de 14 a 18 de Novembro do corrente ano, uma Acção de Formação na área das Finanças Públicas que foi ministrada pelos Licenciados Judite Couto, Chefe de Divisão de Informações e Paulo Bicas, da Direcção de Serviços Antifraude.

O tema abordado, na referida acção de formação, foi a gestão e análise de risco. O objectivo da mesma foi dotar os 25 formandos, com conhecimentos adequados a uma correcta gestão da análise de risco e criação de perfis de risco.

Antes do início desta formação, foram ainda realizadas reuniões de trabalho tendo em vista o estreitamento das relações bilaterais entre as duas administrações aduaneiras, tendo ainda sido feita uma visita ao Porto de Maputo, que contou com a presença do Dr. Fernando Chirinda, da Autoridade Tributária.

Na sessão de abertura esteve presente o Director do Instituto de Finanças, Dr. Casimiro Mabota, bem como a Sra. Chefe de Divisão da Formação Dra. Ângela Kane e da gestora local do PICATFin em Moçambique, Dra. Lurdes Tavares.

Na sessão de encerramento, que contou com a presença do Sr. Director-Geral das Alfândegas de Moçambique, Dr. Domingos Tivane, foram distribuídos os certificados da formação, formação essa, que decorreu com muito interesse e participação por parte dos formandos, provenientes de várias regiões de Moçambique.

Esta acção desenvolveu-se no âmbito do programa PICATFin (Programa Integrado de Cooperação e Assistência Técnica Bilateral) entre Portugal e Moçambique, estando a coordenação do referido programa a cargo da Direcção de Serviços de Cooperação Aduaneira e Documentação.