Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

Programa PICATFin entre Portugal e Cabo Verde

Estágio Técnico-Profissional na Área Antifraude.
Estágio Técnico-Profissional na Área Antifraude.


Realizou-se, em Lisboa, de 7 a 11 do passado mês de Novembro, um estágio Técnico Profissional na Área da Antifraude, com a duração de 25 horas, destinado aos funcionários da administração aduaneira de Cabo Verde, Dr. Guntar Campos, Director do Serviço Antifraude de Cabo Verde e António Batalha, também daquele serviço.

Durante o referido estágio foram desenvolvidas algumas temáticas no âmbito da Antifraude, nomeadamente, ”Recolha e Tratamento de Informações”, “Análise e Gestão de Risco”, “Tráficos Ilícitos”, “Assistência Mútua Administrativa”, “Operador Económico Autorizado”, “Auditoria Informática-IDEA”, e “Inspecções e Auditorias Pós-Desalfandegamento”, estas matérias foram desenvolvidas, respectivamente, pelos licenciados da Direcção de Serviços Antifraude: Élio Geraldes, Delfina Andrade, Júlia Vicente, Eduardo Catroga, Adelson Amaral, Luís Pereira, Ana Santos, e pela Chefe de Divisão da Divisão Operacional do Sul, Dra. Cristina Trovão.

 Houve ainda lugar a uma troca de Informação sobre questões relacionadas com o Valor Aduaneiro, que ficou a cargo da Directora de Serviços de Tributação Aduaneira, Dra. Anabela Carvalho e da Dra. Cristina Duarte.

A preparação e acompanhamento deste estágio técnico-profissional na área da Antifraude, foi assegurado pela Licenciada Paula Figueiredo, da Direcção de Serviços de Cooperação Aduaneira e Documentação e foi realizado no âmbito do Programa PICATFin entre o nosso país e Cabo Verde, estando a coordenação do referido programa a cargo daquela Direcção de Serviços.