Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

O que são precursores de droga?

 
 

Designam-se por precursores de droga, determinadas substâncias químicas utilizadas na produção ilícita de estupefacientes e de substâncias psicotrópicas.
 
Em causa estão substâncias químicas muito diversas que o cidadão comum normalmente não associa à produção de drogas, como é o caso, entre outras, da acetona, ácido sulfúrico anídrico acético, permanganato de potássio e de efedrina, pois são geralmente utilizados na indústria de aroma terapia, fabrico de plásticos, cosméticos e em medicamentos.

Estas substâncias são frequentemente desviadas do comércio lícito e utilizadas no fabrico ilícito de drogas designadamente de cocaína, heroína e anfetaminas e metanfetaminas.

Não é possível produzir estupefacientes e substâncias psicotrópicas, sem utilização dos precursores de droga.

As substâncias químicas precursoras de droga estão classificadas na Regulamentação Comunitária em 4 categorias consoante a sua perigosidade e sensibilidade, e constam dos anexos dos Regulamentos; Reg. (CE) n.º 273/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, (alterado pelo Reg. (EU) n.º 1258/2013 do  Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de novembro e completado pelo Reg (EU) n.º 1011/2015 da Comissão, de 24 de abril) e do Reg. (CE) n.º 111/2005 do Conselho, alterado pelo Reg. (EU) n.º 1259/2013 do  Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de novembro e completado pelo Reg. (EU) n.º 1011/2015 da Comissão, de 24 de abril.