Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

4. Formas de interação e Guias de Mensagens

 
 
Guias de implementação das mensagens XML – atualizado em outubro/2015

Webservice - Vertente Estrutural – atualizado em setembro/2011

2014.10.31
Na sequência dos trabalhos tendentes à disponibilização em ambiente produção de novas funcionalidades do STADA – Importação – Declaração Eletrónica, publicam-se as novas versões dos guias das mensagens XML atualizadas em 2014.10.31 que substituem os anteriormente divulgados.

2011.09.30
O STADA-Importação – Declaração Eletrónica, disponibilizará três formas de interação entre os operadores e o sistema aduaneiro:

• Invocação de Web Services

O WebService é uma forma de interação automática entre sistemas informáticos, permitindo a troca de mensagens entre o sistema informático dos operadores e o STADA-Importação – Declaração Eletrónica.

• Upload e Download de mensagens por intermédio do Portal das Declarações Eletrónicas da AT – Serviços Aduaneiros (EFAPI)

Upload de Mensagens – permite ao operador proceder ao envio de ficheiros, relativos a mensagens, para o sistema aduaneiro;

Download de Mensagens – permite ao operador obter os ficheiros com as respostas relativas às mensagens enviadas para o sistema aduaneiro.

• Formulários Web

Esta opção permitirá o preenchimento online da declaração aduaneira através de formulários Web, e a sua submissão via internet, bem como a interação entre os operadores económicos e o sistema aduaneiro.
 
Com a disponibilização destas três formas de comunicação a AT pretende, não só dotar o STADA-Importação – Declaração Eletrónica de formas de interação standard entre sistemas informáticos, mas também oferecer aos operadores que interagem com este sistema, a possibilidade destes optarem pela modalidade que mais se coadunará com a sua estrutura operacional.

Neste contexto e considerando a necessidade dos operadores procederem aos desenvolvimentos informáticos necessários para a interação supra, publicam-se as seguintes especificações:

• Guias de implementação das mensagens XML

• Webservice:

Vertente Estrutural

Alerta-se, no entanto, que as especificações ora divulgadas, embora constituam uma versão aproximada daquelas que virão a ser a versão final, poderão vir a ser objeto de futuras correções.